terça-feira, 22 de maio de 2012

A psicanálise dos contos de fadas

A minha filha de quase 3 anos, tem andado com umas conversas esquisitas e histórias com contornos dignos de enredos demasiado tristes. Primeiro foi a enorme preocupação nas pessoas que estão sozinhas ou andam sozinhas na rua - associando o estar só à tristeza e agora só me pergunta se vai ficar sem mãe...Começo-me a perguntar que livros lhe andam a ler na escola ! É curioso que desde que sou mãe e tive que me relembrar das histórias que me contaram quando eu era pequenina, passei a reparar em pormenores que não me lembro na altura terem-me causado qualquer trauma e a ter que escolher muito bem aquilo que lhe leio. Dei por mim a ficar perturbada ao ler-lhe os contos dos irmãos grimm,ou do hans christian andersen e a adaptar algumas partes das histórias que me parecem demasiado cruéis e desadequadas para uma criança tão pequena. Ou será que sou eu estou a ver mal as coisas ? Tal como já disse não me lembro de estas histórias me marcarem dum modo negativo, mas também me lembro com muito mais saudade de algumas que a minha avó me contava - acho que eram contos populares (sobre nozes e pombinhas e ganchos e carroças)e que tenho ideia fazerem parte dum livro misterioso que havia lá por casa e que infelizmente até hoje nunca o consegui resgatar. (Ou será que também isto faria parte da minha imaginação?) Sei que existe uma psicologia por detrás dos contos e até consigo reconhecer algum moral nas histórias, mas o meio para chegar ao fim é talvez escusado. Vejamos: antes de mais as histórias com príncipes e princesas e que ainda por cima viveram felizes para sempre pertencem mesmo ao século passado. Seguem-se por exemplo;  Hansel e gretel - tudo bem que eles são gulosos e encontram uma casa feita de doces, mas depois mora lá uma bruxa que construiu este engodo com o intuito de os engordar, para os comer?! na minha versão eles não estão assustados e presos , estão é com uma valente dor de barriga porque comeram doces demais e no fim fogem porque simplesmente enjoaram de tanta porcaria que comeram; A Branca de neve-  mais uma vítima duma velha e bruxa, que imagine-se só não soube envelhecer e por querer continuar a ser a mais bela lá do sítio,  decide envenenar esta  jovem coitada, com uma maçã !- esta nunca contei ;


A gata borralheira- para além do estigma de ter uma madrasta (má), tem um pai ausente que não a protege e duas meias-irmãs feias e invejosas que a exploram e escravizam- esta não conto; O pequeno polegar- Uma família pobre e numerosa que resolve abandonar os filhos no meio da floresta, não uma mas duas vezes ! E é claro que depois quando eles regressam com um saco cheio de oiro os recebem de braços abertos - Cá em casa eles (apenas) têm o azar de se perder num passeio pelo floresta ; A carochinha- tem apenas um objectivo na vida: casar, casar, casar, mas pior é por ser exigente acabou solteira ! e a moral qual é?- meninos mão metam as mãos nas panelas ao lume? ; A rapunzel- mais uma vítima das más escolhas dos pais. Sua mãe grávida e com desejos obriga o pai a ir roubar comida à vizinha do lado que é bruxa por sinal! como absolvição por ter roubado bastava entregar-lhe o bebé à nascença... tão simples, não é? Valeu-lhe a sua voz de ouro e o cabelo que nunca cortou....


O capuchinho vermelho, que por se desviar do caminho se cruza com um lobo, que depois come a avó, que fica a agonizar na barriga do lobo enquanto o caçador não lhe desfere um golpe para a salvar...- cá em casa a avó consegue esconder-se a tempo no armário e só sai mais tarde quando a capuchinho foge aos gritos a gritar socorro e o caçador dá um tiro no ar e consegue afugentar o lobo; No outro dia uma mãe, ao olhar para a minha e sua filha, na pediatra desabafou o maior disparate que já ouvi sobre esta questão: as crianças têm coisas muito iguais (Verdade) e é por isso que é tão fácil escrever livros para elas (Mentira). Pois eu cá acho o contrário, é de grande e toda a responsabilidade aquilo que falamos e o que os nossos filhos ouvem.


Estas ilustrações muito bem conseguidas por sinal, são deste artista, o livro da psicanálise para se entender os contos de fadas, pode ser comprado aqui . E agora vou tentar perceber que histórias de órfãos andam a contar à minha filha !

1 comentário:

  1. Tens tanta razão... até eu já me comecei a questionar sobre que histórias devo contar à minha filha, apesar de ela ainda não as perceber. Adoro os teus finais das histórias, acho que os vou plagiar ;)

    ResponderEliminar